Suécia

3 Lados negativos de se morar na Suécia (2023)

Você sabia que a Suécia é conhecida pela sua qualidade de vida?

Encontrar 3 Lados negativos de se morar na Suécia foi um desafio para mim, afinal o país nórdico, que faz fronteira com a Noruega e a Finlândia, tem um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo! 

Isso significa que aqui encontramos benefícios como baixa criminalidade, um sistema de transporte público que funciona de verdade! igualdade de gênero, tanto que a mãe e o pai tem direito a licença maternidade licença parental e assim como em outros países nórdicos os direitos trabalhistas além de funcionar são excelentes.


No entanto, se você sonha em morar aqui na Suécia, ou quer conhecer mais sobre esse país, você também vai precisar levar em consideração os lados negativos, e foi por isso que decidi te contar sobre os principais desafios que nós, brasileiros, enfrentamos ao chegar neste charmoso e frio país europeu.

Clima

O inverno Sueco não tem uma fama muito boa, e de fato ele não é bom.

Os invernos aqui são frios, escuros, ou chove ou neva muito, e também temos ventos fortíssimos!

Além disso, durante a maior parte desse período o sol nasce às 8h da manhã, e se põe às 15h da tarde. A falta de sol gera déficit de vitamina D, o que pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo a depressão.

Mas é claro que temos maneiras de lidar com isso, por exemplo, podemos suplementar a vitamina D. Inclusive isso é algo que eu faço desde que me mudei para cá. 

Também é possível que surjam dias de sol com neve, eles são PERFEITOS, mas dias assim são exceção, não regra.

 

Dica: Se você pretende vir morar na Suécia, busque com antecedência atividades que possivelmente vão te manter motivado(a) e alegre durante os dias escuros e gelados.

E aprenda com os suecos, “Det finns inget dåligt väder, bara dåliga kläder”, ou seja, “Não existe tempo ruim, apenas roupas ruins.”

Moradia

Achar uma casa ou apartamento para morar na Suécia pode ser um verdadeiro desafio! Precisamos entrar em filas para conseguirmos o nosso lar.

Nas cidades grandes é muito comum que uma pessoa fique anos na fila para achar um apartamento disponível, além disso, o valor dos aluguéis de modo geral são muito altos e a maioria dos lugares solicitam que você faça um depósito em adiantamento, ou seja, precisará pagar o mês vigente e mais dois meses extras para “provar” que você de fato tem renda e vai cumprir com as suas obrigações financeiras. 

Dica: Existem construtoras lançando prédios novos sem exigir tempo de fila! 
Eu consegui o meu apartamento assim, encontramos ele buscando lançamentos direto nos sites das construtoras.

Idioma

O sueco é considerado um idioma difícil para a maioria dos brasileiros, na minha opinião é por que não somos expostos a língua.

Já parou para pensar na facilidade que temos acesso ao inglês? Encontramos filmes, séries e músicas tocando nas rádios rapidamente.

Agora, você já ouviu uma música em sueco?

Muitas vezes a pessoa escuta o primeiro “hej hej hur mår du?” “oi oi tudo bem?” apenas quando chega aqui, e isso faz
o processo de aprendizado ser muito mais difícil e lento.

Apesar da Suécia ser considerada um dos países que melhor se fala
inglês, como não-nativos, os serviços de telefone, sites, placas de rua, remédios, etc, são todos em sueco. 
Além disso, existe uma média de que a cada 10 vagas de trabalho apenas uma não exige sueco. 

Entretanto é possível viver aqui apenas com o inglês, tanto que eu e o meu namorado estamos aqui, e ainda não falamos sueco.

 porém para isso ser possível a cidade
em que você mora, o seu ciclo de amizades e a sua área de atuação profissional fazem toda a diferença.

Se você viver nas cidades grandes, como Estocolmo e Gotemburgo, se torna fácil fazer as tarefas do dia a dia em inglês, em relação a trabalho se você for engenheiro(a), atuário(a) ou da área de tecnologia em geral, fica mais fácil conseguir ótimas oportunidades profissionais.

 

Dica: Você acredita que já vi casos de pessoas que conseguiram trabalho, mesmo tendo o nível de inglês iniciante e sem falar nada de sueco?! É possível encontrar algumas áreas de atuação que exigem mais esforço físico do que vocabulário, como por exemplo trabalhos na área de limpeza, e como tem muita demanda de serviço e pouca mão de obra, essa acaba sendo uma ótima oportunidade para muitos recém chegados.

 

Se você, assim como eu, se interessa por este país nórdico, da uma olhada nos outros posts do site e confere as minhas redes sociais! Sempre compartilho um pouco da minha vida na Suécia, beijos e até o proximo post. 🥰

 

💛Caso tenha dúvidas sobre o processo de imigração, ou informações mais específicas recomendo que confira o site da Embaixada da Suécia. – clique aqui – 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *